Base de dados:
OHS-PeriRHS
Pesquisar:
PRESCRICAO DE MEDICAMENTOS []
Referências encontradas:
Mostrando:
1 .. 1   no formato [Detalhado]
página 1 de 1
  1 / 1
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:344 - (878)
Autor:Martiniano, Claudia Santos; Andrade, Paula Stefânia de; Magalhães, Fernanda Carla; Souza, Fernanda Ferreira de; Clementino, Francisco de Sales; Uchôa, Severina Alice da Costa.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Legalização da prescrição de medicamentos pelo enfermeiro no Brasil: história, tendências e desafios^ipt / Legalization of nurse prescribing of medication in Brazil: history, trends and challenges
Fonte:Texto & contexto enferm;24(3):809-817, 2015. .
Resumo:Objetivou-se identificar os contornos legais e normativos da prescrição de medicamentos por enfermeiros no Brasil apontando sua história, tendências e desafios. Estudo exploratório, realizado por meio de pesquisa documental da legislação da enfermagem, normatizações do Ministério da Saúde e do setor saúde que abordam a questão. Seguiram-se as etapas do estudo documental e a análise de conteúdo dos dados. A categoria da enfermagem contribuiu para a legalização da prescrição, porém não para a sua legitimação; na Atenção Básica, essa atribuição está consolidada por meio de protocolos e legislação, embora sem estratégia clara de acompanhamento pelo Ministério da Saúde; observa-se resistência em algumas normatizações dentro do setor saúde. Conclui-se que há tendência da prescrição de medicamento, por enfermeiros, permanecer apenas na legalidade e o principal desafio é alcançar a legitimidade (AU).^ipt.
Descritores:Enfermagem
Legislação de Enfermagem
Prescrição de Medicamentos
Prática Profissional
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072015000300809&lng=en&nrm=iso&tlng=pt



página 1 de 1

Artigos Brasileiros de História dos Recursos Humanos,da Educação e do Trabalho em Saúde: uma bibliografia eletrônica

Esta base de dados reúne as referências bibliográficas da produção sobre a história dos recursos humanos, da educação e do trabalho em saúde publicada nos mais relevantes periódicos brasileiros. Ela referencia os artigos publicados entre 1997 e 2008 e tem por universo de coleta 37 títulos, englobando revistas das profissões de saúde, como medicina, enfermagem e psicologia, periódicos das áreas da saúde pública e saúde coletiva, assim como as principais publicações do campo da história, das ciências sócias e da educação. Foram excluídas as revistas referidas às especialidades médicas, tais como dermatologia, ginecologia, psiquiatria, entre outras.

Mais de 70% das referências remetem para o texto completo, tal como disponíveis em Scielo ou em outros sítios na internet. A cada início de um novo ano, a produção do ano anterior será adicionada á base de dados, tornado-a um índice representativo da produção e do conhecimento disponível sobre estes temas.

Carlos Henrique Assunção Paiva

Isa Cláudia Pontes Duarte

Fernando A. Pires-Alves

Base de dados  OHS-PeriRHS : Formulário avançado

   
Pesquisar:
no campo:
 
1     
2   
3